A concorrência online é acirrada, o que leva muitas pessoas ou empresas a pagarem para que seus sites, blogs ou landing pages fiquem nas primeiras posições dos mecanismos de busca, como Google, Yahoo ou Bing. Embora essas ações possam ajudar a impulsionar o tráfego que recebem, se o pagamento for interrompido, o tráfego diminuirá. Já, se os visitantes chegarem de forma espontânea, sem ser por meio de propagandas e anúncios pagos, sua classificação não mudará, a menos que caia a qualidade do conteúdo oferecido. Por isso, esse tipo de tráfego se tornou o alvo principal da maioria das empresas que investem em marketing digital. A ele é dado o nome de tráfego orgânico.
Benefícios
O trafego orgânico traz uma série de benefícios para o seu negócio. Mostramos abaixo três que consideramos principais:
- Custo-benefício
Os anúncios pay-per-click têm a garantia de exibir os links da sua empresa para os visitantes em potencial do site, mas, com o tempo, a quantidade de dinheiro que você gasta com cliques pode aumentar. Na busca orgânica não há despesas por clique, mas ela envolve custos, pois as estratégias para atrair visitas demandam tempo e dinheiro (como, por exemplo, escrever um artigo para um blog). Porém, no tráfego orgânico você investe para produzir conteúdos qualificados, que não perdem a validade e permanecem ativos enquanto forem atualizados e trabalhados com boas práticas de SEO. E, mantendo a frequência das publicações e a qualidade e o volume dos conteúdos oferecidos, você atrairá cada vez mais visitantes e poderá liderar os rankings dos motores de busca por tempo indeterminado.
- Credibilidade e autoridade
Quanto mais você se torna conhecido pelos bons conteúdos, mais ganha autoridade no seu nicho, torna-se referência naquilo que faz e aumenta sua presença e reputação on-line. Com o tempo, o seu negócio passa a ter mais credibilidade e mais pessoas vão procurá-lo em busca do que precisam.
- Construção de relacionamento
Atrair clientes de forma espontânea é uma ótima forma de fidelizá-los, uma vez que eles chegam até você porque querem e gostam do que você oferece.
Estratégias
Agora, que você conhece os principais benefícios do tráfego orgânico, vamos falar sobre algumas estratégias que podem ajudar a conquistá-lo.
- Otimize suas páginas para humanos e não para os mecanismos de busca
Os mecanismos de busca analisam tempo de permanência, páginas visitadas, etc., para determinar a relevância de seu site. Se uma pessoa permanece no seu site por muito tempo ou o visita várias vezes significa que ele é útil e relevante. Isso poderá melhorar a sua classificação nos resultados de busca e consequentemente aumentar o seu tráfego orgânico.
- Crie um blog
Um blog oferece uma série de benefícios para o seu negócio, pois ajuda a atingir o seu público-alvo e a direcionar o tráfego orgânico, além de aumentar a confiança e autoridade do seu site.
- Use palavras chaves relevantes em sua página
Utilize palavras-chave certas para que seu público mais qualificado e interessado possa encontrar o seu conteúdo. Isso ajudará você aumentar o tráfego orgânico, gerando mais cliques e mais leads interessados em sua página.
- Crie meta-títulos e meta-descrições atraentes
Os meta-títulos formam a linha superior do snippet que aparece na listagem de páginas de resultados da busca, gerando a primeira mensagem que o usuário vê em uma página. Elabore um meta-título atraente para encorar cliques, empenhe-se em mantê-lo dentro de 60 caracteres e inclua sua palavra-chave principal. Já na meta-descrição, concentre-se em fornecer ao seu público uma visão sobre o que esperar de sua página; ela deve ter no máximo 160 caracteres e deve conter a palavra-chave-principal.
- Compartilhe suas páginas da web nas redes sociais
Você pode compartilhar suas páginas em seu perfil de mídia social para ajudar a direcionar o tráfego orgânico para a sua página. Dessa forma, além de atingir os seus seguidores, poderá atrair novas visitas, se eles compartilharem sua postagem.
- Otimize o conteúdo antigo
Dê vida às páginas do seu site que não estão apresentando um bom desempenho. Atualize as informações, veja se elas são relevantes e estão dentro dos padrões atuais. Analise também a estrutura da página tomando como base a intenção do usuário. Isso ajudará a impulsionar o tráfego orgânico.
E aí? Pronto para a atrair tráfego orgânico? Nós, da Debaro, podemos ajudá-lo. Fale com a gente.