Quando as pessoas querem comprar ou saber informações sobre um produto, é mais fácil fazerem uma pesquisa no Google do que entrarem no site de alguma loja. Portanto, não adianta sua loja virtual ter um bom layout, com produtos e preços atrativos, se ela não puder ser encontrada facilmente através dos mecanismos de busca.
O que é o SEO?
O SEO (do inglês Search Engine Optimization – Otimização de Mecanismo de Busca) é um conjunto de estratégias que têm o objetivo de melhorar o posicionamento de um site nas páginas geradas como resultado nos motores de busca da internet, a fim de criar tráfego para ele e originar conversões (como o envio de formulário, uma compra, um agendamento de consulta, etc.).
Por que devo usar o SEO?
O SEO, se feito corretamente, colocará sua marca no topo dos resultados de pesquisas. Apesar de trabalhoso e dos resultados aparecerem a longo prazo, o SEO é o caminho certo para aumentar as vendas e receitas do seu negócio de forma sustentável.
Técnicas de SEO para e-commerce
Seguem algumas das técnicas mais utilizadas para melhorar o posicionamento de um e-commerce nas buscas.
Otimize suas meta-tags
Ao cadastrar um produto no seu site de comércio eletrônico, você deve se atentar com o meta-título e a meta-descrição, pois ambos aparecerão nos mecanismos de busca e devem resultar em cliques. Algumas recomendações importantes: as descrições devem ser objetivas e atraentes, o tamanho do texto não deve ultrapassar 160 caracteres, deve-se utilizar palavras-chave relevantes.
Atenção com o cadastro de produtos
É essencial incluir produtos com termos atrativos. Pense como o cliente efetuaria a pesquisa do item; isso levará você a descobrir as palavras mais utilizadas pelo público-alvo para encontrar o produto de seu interesse. Crie um bom título e uma boa descrição, dando detalhes para que o cliente entenda exatamente como é o produto. Utilize descrições exclusivas para cada página do produto; isso contribui para deixar seu comercio eletrônico mais bem colocado nos buscadores.
Publique conteúdo de qualidade
Criar conteúdo como posts, newsletters, e-books com informações relevantes sobre seus produtos ajudará os mecanismos de busca a encontrar o seu site e a atrair clientes em potencial e manter os atuais através do compartilhamento de conteúdo útil.
Evite erros e melhore a velocidade do seu site
Você deve testar regularmente o seu site de comercio eletrônico, de modo a mantê-lo livre de erros, como conteúdo duplicado, tags ausentes ou duplicadas, links quebrados, entre outros. Um ponto importante a ser observado é a velocidade de carregamento de uma página – uma maneira de aumentá-la é reduzir o tamanho das imagens.
Problemas como estes costumam prejudicar o posicionamento do site nos buscadores, pois eles consideram que se está proporcionando uma experiência negativa aos usuários.
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