Neste post, o primeiro de 2020, apresentamos algumas das principais tendências de marketing para este ano.
Apesar de a tecnologia ser a grande tendência para 2020, especialmente IA (Inteligência Artificial) e o marketing orientado a dados, o foco será as pessoas, e a palavra para definir o marketing neste ano será humanização. Cada vez mais, as empresas terão que se preocupar em conhecer, entender e respeitar seus clientes, construindo um relacionamento humano e oferecendo produtos e serviços de qualidade que realmente agregue valor para eles. Dentro desse contexto, destacamos os pontos a seguir.
- Personalização de conteúdo
A personalização de conteúdo é a prática de individualizar a experiência do usuário. Exemplos comuns são as recomendações de produtos e os e-mails personalizados. Essa é uma estratégia que já vem sendo utilizada, mas atingirá um nível ainda mais elevado de popularidade em 2020. Pesquisas (https://www.accenture.com/t20161011t222718__w__/us-en/_acnmedia/pdf-34/accenture-pulse-check-dive-key-findings-personalized-experiences.pdf e https://us.epsilon.com/pressroom/new-epsilon-research-indicates-80-of-consumers-are-more-likely-to-make-a-purchase-when-brands-offer-personalized-experiences) mostram que os consumidores estão mais propícios a comprar produtos e serviços de marcas que trazem ofertas e recomendações relevantes aos seus interesses.
- Maior adoção de pesquisas visual e por voz
A busca visual é uma forma de pesquisa que se inicia a partir de uma imagem enviada pelo usuário. Já vem sendo utilizada, principalmente pelo e-commerce. Um estudo realizado pela Slyce (slyce.it/wp-content/uploads/2015/11/Visual_Search_Technology_and_Market.pdf) mostra que 90% das informações transmitidas ao cérebro humano são visuais e processadas 60.000 vezes mais rapidamente que um texto. O estudo também aponta que 74% dos consumidores acham que as pesquisas tradicionais por palavras-chave baseadas em texto são ineficientes para ajudá-los a encontrar o produto certo online.
Já a popularidade da pesquisa por voz vem aumentando desde 2016, com a disponibilização em qualquer smartphone de aplicativos como Siri e Google Assistant, entre outros. A tecnologia evoluiu muito com o surgimento de ferramentas como Amazon Echo (Alexa) e Google Home, que realizam ações através de comando de voz, como acender luzes, informar previsão de tempo, e até realizar compra online. Um estudo anual da PYMNTS (https://www.pymnts.com/how-we-will-pay/), desenvolvido em colaboração com a Visa, indica que, em 2019, um em cada dez consumidores americanos já utilizam dispositivo ativados por voz para fazer compras.
Recentemente, Google Home e Alexa passaram a aceitar a língua portuguesa em suas pesquisas, antes restritas ao inglês.
- Expansão de conteúdos em áudio
Os áudios se tornam uma alternativa cada vez mais atraente em um mundo que busca agilidade e flexibilidade. Dentro desse contexto, tornou-se fundamental para empresas desenvolver formas práticas de divulgar conteúdo. A criação de podcasts e audiobooks tende a se expandir, uma vez que o consumo destas mídias vem aumentando significativamente, conforme pesquisa da plataforma de streaming Deezer, que registrou um crescimento de 67% no consumo nacional só em 2019.
- Maior utilização de aplicativos de mensagens privadas
Cada vez mais, as empresas estão utilizando aplicativos de mensagens privadas, como o WhatsApp, em suas estratégias de marketing. Antes mesmo da adoção da versão Business para contas corporativas, ele já era utilizado para comunicação com clientes por milhares de marcas e empresas de pequeno porte. Recentemente, o WhatsApp anunciou o lançamento da funcionalidade de pagamento – o WhatsApp Payment. Após seu lançamento oficial na Índia, a companhia pretende estender o serviço para Brasil, México e Reino Unido, segundo o site WABetaInfo.
2020 chegou e as empresas terão que fazer mais do que oferecer bons produtos e serviços. É preciso cada vez mais aproveitar as oportunidades que a tecnologia oferece, de modo a fornecer melhores experiências para o consumidor. Você está preparado para isso? Nós aqui da Debaro podemos lhe ajudar nessa jornada!