A transformação provocada pela pandemia, desde a forma de consumo até a forma de se relacionar, continuará ditando as regras em 2022. Continue lendo e conheça algumas das principais tendências de marketing para 2022.
- Personalização
Os clientes continuarão passando um bom tempo online. Com mais negócios surgindo, os usuários estão se tornando mais seletivos com relação ao conteúdo que acessam; assim, para chamar a atenção em um ambiente digital tão competitivo, as empresas terão que criar experiências personalizadas para seus clientes. Cada vez mais, a comunicação com eles deverá se dar em um nível individual, obrigando os profissionais de marketing a usarem dados para oferecer serviços personalizados. Mas, cuidado, não basta saber o nome do cliente; é necessário saber onde ele está, em que momento, e o que lhe interessa para conseguir alcançá-lo.
- Foco na narrativa da marca para mostrar o seu valor
Em 2022, veremos o marketing direcionado para uma narrativa da marca, em que histórias serão compartilhadas para mostrar aos clientes quem você é e o que representa. Informações sobre sua marca, de onde veio, como surgiu, deverão estar presentes nas campanhas. O objetivo é levar aos consumidores os seus valores, fazendo com que as pessoas se conectem a sua marca, sentindo-se como parte dela. O motivo é óbvio, pois, se uma marca se encaixa em seus valores, crenças e estilo de vida, certamente você será fiel a ela.
- Os canais de vídeo continuarão a crescer
O Instagram Reels e o TikTok, mostram o efeito que causa um conteúdo curto, descontraído e verdadeiro. Em 2022, esses canais de vídeo de formato curto continuarão a crescer devido ao grande interesse do público online.
- Maior utilização de experiência de realidade aumentada (RA) e virtual (RV)
Nos últimos anos, a procura por novas e melhores experiências de compra aumentou. Os consumidores online desejam interagir com seus produtos digitalmente antes de concretizar a compra. Com as tecnologias de RA e RV, eles imergem em um mundo digital, onde podem encontrar produtos rapidamente e experimentá-los antes de concluir a compra. Estudos apontam que 4,3 bilhões de consumidores utilizarão RA com frequência até 2025 ante 1,5 bilhão atualmente. Diante desse contexto, RA e RV devem fazer parte da estratégia e mudar o cenário do marketing em 2022.
E aí? Preparado para 2022? Nós aqui da Debaro podemos ajudar!