Um blog é uma das peças-chave na estratégia de marketing de conteúdo. Continue lendo e entenda porque você deveria criar um blog para divulgar o conteúdo do seu negócio.
O blog é uma ferramenta para publicação de artigos de interesse dos clientes e oferece uma série benefícios para o seu negócio:
- Criação de relacionamentos com clientes e humanização da marca
O blog permite que a empresa se conecte com os visitantes do seu site. Isso pode ser feito perguntando aos leitores no final de suas postagens o que eles acharam do artigo. Respondendo aos comentários dos leitores, a empresa pode criar um relacionamento com seu público, criando confiança e obtendo informações valiosas sobre o que seus clientes necessitam. Com a troca de informações, você conhecerá melhor o comportamento de seus consumidores, ouvirá deles suas opiniões e necessidades e terá conhecimento do que eles pensam e esperam de sua marca e terá a chance de aprimorar constantemente seus produtos e serviços. O blog também permite à empresa mostrar uma imagem humana, que dificilmente poderia ser percebida pelos consumidores através de técnicas de marketing tradicionais.
- Marketing gratuito
Sempre que uma empresa divulga um artigo em seu blog, ela cria uma oportunidade para o seu público compartilhar as informações com outras pessoas através das redes sociais. Além de ser um marketing gratuito, aquele que compartilha o artigo valida a empresa como confiável.
- Criação de uma imagem de autoridade no ramo de negócio
Ao escrever sobre seu mercado de atuação e fornecer informações valiosas em suas postagens, a empresa passa a ser vista como uma fonte de conteúdo útil para os internautas, o que gera credibilidade em sua área de atuação e, consequentemente, contribui para elevar as vendas.
- Aumenta a visibilidade de seu negócio
Publicar conteúdo com frequência faz com que seu site tenha mais páginas indexadas nos buscadores. Também é possível trabalhar com links externos, o que ajuda a conseguir um melhor posicionamento nos resultados dos buscadores e maior tráfego orgânico (aquele que não precisa pagar).
Resumindo, através do blog, com mínimo esforço e gastos, a empresa pode criar credibilidade, melhorar sua posição nos resultados dos mecanismos de pesquisas, aumentar o tráfego de seu site e promover relacionamento com clientes. Ou seja, o blog é uma valiosa ferramenta de marketing. Mas, para atingir esses objetivos, é preciso observar os seguintes aspectos:
conteúdo – deve ser de qualidade e relevante aos seus visitantes;
frequência – as postagens precisam ser constantes;
pautas – forneça pautas variadas, levando informações sobre os seus produtos, serviços, novidades, promoções, noticiais sobre a área de atuação do negócio.
E aí? Ficou convencido sobre as vantagens de criar um blog para o seu negócio? Com a Debaro você conta com uma assessoria especializada para ajudá-lo nessa estratégia.