O e-mail marketing é um importante canal de comunicação da empresa com seus clientes, sejam eles novos, atuais ou passados. Enviar regularmente newsletters com conteúdos relevantes para a sua base de contatos ajuda a estreitar o relacionamento e oferece uma série de benefícios. Continue lendo e conheça os benefícios dessa importante estratégia de marketing.
- Manutenção de um canal de comunicação aberto com o cliente
Um boletim informativo é uma oportunidade para a empresa compartilhar com seu público informações como novos produtos, promoções ou vendas, eventos futuros ou lembretes de datas importantes.
- Apoio à construção do relacionamento com clientes
Através dos boletins informativos os consumidores podem se sentir mais próximos da empresa, perceber valores em comum, ter acesso a informações relevantes e dar suas opiniões.
- Consolidação da marca
A newsletters permite que empresa crie uma identidade de marca, fazendo com que mais pessoas a reconheçam.
- Posicionamento como uma autoridade em seu ramo de negócio
Ao utilizar uma newsletter para compartilhar informações valiosas com seu público, a empresa se posiciona como uma autoridade no ramo de negócio em que atua.
- Aumento da probabilidade de venda
Ao compartilhar constantemente atualizações e informações sobre seus produtos e serviços, a empresa pode aumentar suas vendas.
Resumindo, existem muitos motivos para criar uma newsletter, mas o principal é que é um meio eficiente de manter contato com os clientes ou potenciais clientes, oferecendo informações relevantes para o seu público. Mas para essa estratégia gerar resultados positivos é necessário planejá-la com cuidado; por isso, ao criar uma newsletter, observe alguns pontos importantes:
Objetivo
Determine os seus objetivos. Eles podem ser inúmeros: falar sobre uma nova parceria, convidar os destinatários para uma nova campanha em uma rede social, lançar uma promoção, etc., mas precisam estar claros para os consumidores. Cuidado com a escolha do assunto do e-mail; ele deve refletir o objetivo para se tornar atrativo. Além disso, envie apenas informações relevantes ao consumidor.
Visual
Deixe o visual atrativo e em sintonia com o design utilizado em seu site, considerando cores, tipografia, etc.
Texto
O texto deve obedecer a uma hierarquia de informações: a comunicação deve começar com uma frase de impacto que resuma o objetivo da mensagem; na sequência devem vir informações complementares relevantes, e os botões devem levar o destinatário a uma ação, como pedido de mais informações, acesso à loja virtual, etc.
Linguagem
Fale com os consumidores utilizando a linguagem da sua marca e evite formalidades. O consumidor precisa se sentir próximo e não como um desconhecido.
Cancelamento da assinatura
Ofereça uma opção para as pessoas cancelarem a assinatura, mas não se esqueça de perguntar o motivo. Isso vai evitar que você seja marcado como spam, e, com o feedback, você poderá promover melhorias na sua marca.
E aí? Ficou convencido das vantagens de criar uma newsletter para o seu negócio? Com a Debaro você conta com uma assessoria especializada para ajudá-lo nessa estratégia.