O que é Google ADS e como funciona?
Google Ads (nome atual do Google AdWords) é a plataforma de anúncios do Google, através dela é possível colocar o seu site, produto ou serviço no topo dos resultados de pesquisas referentes ao tipo de produto ou serviço buscado. Continue lendo e entenda como funciona essa plataforma de publicidade online que é umas das mais significativas fontes de receitas do Google.
Hoje em dia, quando alguém quer ter informações sobre algum produto ou serviço, é muito provável que sua primeira fonte de consulta seja uma pesquisa em um buscador na internet. As buscas no Google representam mais de 70% entre os buscadores no mundo todo, por este motivo anunciar nele tornou-se uma excelente oportunidade para todos os tipos de negócio.
Como funciona
Anúncios no Google Ads alcançam pessoas altamente interessadas em seu negócio, e é possível começar com um pequeno investimento mensal e aumentá-lo a qualquer momento.
Através do Google Ads você pode obter uma série de vantagens (se tiver interesse em conhecer mais detalhes sobre essas vantagens acesse https://debaro.com.br/midias-pagas/), mas o grande diferencial é que as empresas que anunciam podem se destacar para um público mais segmentado (por meio de palavras-chave e por região geográfica, idade, sexo, tipos de dispositivo de acesso usados, hora de utilização, idioma, etc.), investindo em uma audiência qualificada e que tem relação com o seu negócio. Além disso, o Google Ads permite que você tenha controle sobre o orçamento, pois você determina quanto será gasto por mês, por dia e por campanha.
A forma de cobrança dos anúncios pode ser por cliques (CPC), que é realizada apenas quando o anúncio receber cliques; a cada 1000 impressões (CPM), em que se paga quando o anúncio receber mil visualizações; ou pelo custo por aquisição (CPA), em que a cobrança é efetuada somente quando ocorrer alguma conversão no site. Para anúncios em formato de vídeo, a cobrança é realizada pelo custo por visualização (CPV), em que se paga somente quando uma pessoa assiste a pelo menos 30 segundos do seu vídeo (ou a ele inteiro, caso a duração seja inferior) ou interage com um elemento interativo, o que acontecer primeiro.
Tipos de anúncio
Com base em cookies e em palavras-chave, os anunciantes conseguem determinar onde os anúncios serão exibidos. As principais formas de anúncios no Google Ads são:
- Rede de pesquisa
Trata-se dos anúncios exibidos nos resultados de buscas do Google e de sites parceiros (Google, Google Play, Google Shopping, UOL, Terra e afiliados do Google Adsense). Os anúncios ficam em áreas de destaque dos resultados de busca e com a legenda “Anúncio” para identificar que é um link patrocinado. A vantagem de anunciar na rede de pesquisa é que os anúncios serão exibidos para pessoas interessadas e que estão pesquisando informações sobre serviços e produtos de alguma empresa, elevando a suas chances de receber um clique.
- Rede de display
A rede do Google consiste em milhões de sites e apps onde seus anúncios podem ser exibidos. Alcançando mais de 90% das pessoas que usam a internet em todo o mundo, é indicada para campanhas de reconhecimento de marca, maior conhecimento sobre um produto e também para remarketing (técnica para fazer com que alguém que tenha navegado por um site passe a ver anúncios relacionados com aquilo que pesquisou antes).
A rede de display apresenta anúncios gráficos e de vídeo, por isso, sua segmentação não é baseada apenas em palavras-chave, mas principalmente em hábitos e interesses dos usuários.
Os anúncios na rede de display podem ser apresentados nas seguintes formas:
- banner: pode ser composto por imagens, elementos interativos, animações, layouts personalizados, etc.;
- texto: anúncio em formato de “caixa de texto”, com título, descrição, nome da empresa e uma URL;
- Gmail: anúncio personalizado no Gmail, visualizado na caixa de entrada do usuário;
- aplicativo: anúncio que aparece em aplicativos para dispositivos móveis.
- YouTube Ads
O YouTube é o segundo maior buscador do mundo, através do qual centenas de milhares de pessoas procuram diariamente por entretenimento, dicas, notícias, tutoriais, conteúdo educativos, etc. Por integrar a rede de display do Google, o YouTube Ads permite a criação e divulgação de anúncios em diversos formatos (vídeos, gráficos, etc.).
- Aplicativos
Envolvem as campanhas de anúncios para promover os seus aplicativos. O Ads tem diversas possibilidades para fazer com que as pessoas façam download ou interajam com eles. É possível promover o seu aplicativo na rede de pesquisa, rede de display, YouTube, Google Play e em outros aplicativos para dispositivos móveis.
- Google Shopping
Indicado para varejistas que desejam vender seus produtos, os anúncios exibem resultados de busca relacionados a produtos, mostrando anúncios de lojas virtuais que estejam cadastrados no Google Shopping. Com informações completas (foto, nome, preço, parcelamento, etc.), os clientes podem comparar os preços e condições, e a vantagem é que o anunciante pode promover seus produtos e sua loja, trazendo clientes interessados em finalizar uma compra, e só paga quando ocorre o clique, ou seja por um lead qualificado. Outras modalidades também são disponibilizadas, tais como anúncios que promovem lojas físicas próximas da localização do internauta e a listagem de Google Shopping Gratuito, disponíveis para quem adere ao programa pelo Merchant Center.
Embora a plataforma de anúncios do Google funcione como um leilão, em que os anunciantes oferecem dinheiro em troca de cliques, é preciso obedecer a algumas regras para conseguir uma boa posição na exibição dos anúncios:
- Índice de Qualidade
Avaliação realizada pelo próprio Google, determina o grau de relevância das palavras-chave, do anúncio e da página de destino para o usuário que está realizando a busca. É fundamental para a composição da posição em que seu anúncio vai ser exibido no mecanismo de buscas.
- Lance do CPC máximo
Aqui é definido quanto a empresa está disposta a pagar por cada clique em seus anúncios. Quem aceitar pagar um valor mais alto por clique pode ocupar um destaque maior nos resultados de buscas ou na rede de display, aumentando suas chances de atrair a atenção dos usuários. O CPC máximo irá determinar o seu maior lance para aparecer em uma determinada pesquisa.
- Ad rank
O posicionamento final do anúncio se dá pelo Ad rank, um valor que considera o Índice de Qualidade (IQ) e o lance (CPC máximo). Assim, é possível fazer campanhas bem posicionadas e que disputem os primeiros lugares de exibição, focando na qualidade e relevância dos anúncios e páginas de destino, preservando o orçamento.
O Google Ads é uma ferramenta poderosa para os anunciantes. Através dela é possível obter informações sobre a interação do público com seus anúncios; contabilizar cliques e impressões; saber quem efetuou alguma conversão no site; e ainda acompanhar essa pessoa exibindo novos anúncios por meio de remarketing. É possível, também, identificar quais anúncios estão com boa performance, e consequentemente redirecionar o investimento para onde o retorno é melhor. Através do Google Analytics (ferramenta de análise), podem ser extraídas informações sobre o hábito de compra dos clientes que podem ser utilizadas para melhorar os resultados de sua campanha.
Como se vê, o Google Ads pode ajudar na divulgação do seu negócio, destacando-o em relação à concorrência em um curto prazo. Com um bom planejamento, além de aumentar a visibilidade da sua empresa, você poderá obter bons resultados sem gastar muito.
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