Qualquer empresa precisa ter uma identidade, algo que a torne única e inconfundível, que a represente. A identidade visual é um conjunto de símbolos e elementos, que tem como parte principal o logotipo. Além do logotipo, há também a tipografia (tipo de letra a ser usada em documentos e peças impressas), as cores, os cartões, os folders, os panfletos, etc. e a interação entres estes objetos.
Um logotipo fornece a seu público um elemento visual para associar à sua marca. Isso é importante porque a maioria das pessoas exercitam sua memória geralmente associando elementos gráficos. Um logotipo corretamente elaborado, que seja reconhecível instantaneamente, dá uma imagem profissional e transmite confiança, ajudando a atrair clientes em potencial desde a primeira visualização. Também é essencial, nesta era tecnológica, garantir que o logotipo seja adequadamente apresentado em qualquer canal de comunicação.
Apesar de o primeiro objetivo de um logotipo ser a identificação da marca, ele também pode ser utilizado para comunicar mensagens e valores importantes. É a partir desse elemento que a empresa será reconhecida pelo público e pelos concorrentes.
Criar um logotipo não é uma tarefa tão simples. Um designer deve trabalhar com letras, cores e símbolos e criar uma imagem única que represente a marca.
Conheça a seguir alguns tipos de logotipo.
Lettermark
Um dos tipos mais comuns de logotipos, utiliza letras iniciais e abreviações para criar uma representação da marca. O destaque aqui é nas formas das letras, que devem ter personalidade ou um significado ousado. Veja o logotipo da ESPN (Entertainment and Sports Programming Network):
O estilo Lettermark costuma ser utilizado por empresas com nomes grandes e complicados, a fim de se tornarem mais reconhecíveis pelo público.
Símbolos ou ícones
O foco aqui é a imagem. Empresas conseguem promover o seu símbolo a ponto de serem lembradas exclusivamente por ele. Um exemplo interessante é a maça mordida, reconhecida em qualquer lugar do planeta como ícone da Apple:
Esse estilo costuma ser utilizado por empresas globais, que possuem marcas fortes e reconhecidas no mundo todo. Geralmente, as primeiras versões desses logotipos contêm o nome da empresa; à medida que o símbolo se fortalece na lembrança do consumidor, o nome vai sendo menos utilizado.
Wordmarks
Apenas o nome da empresa, produto ou marca é utilizado para representá-la. É a forma mais simples de expressão de uma marca. Aqui o impacto são as letras, a harmonia entre os caracteres, além do próprio nome da empresa. Veja o logotipo da Google, que com simples letras coloridas em 2D transmite uma imagem criativa e divertida, demonstrando não só a evolução tecnológica, mas também a do próprio design.
Para usar esse estilo, a empresa precisa ter um nome marcante, que resulte em um som agradável e que seja fácil de ser lembrado pelo público.
Combination Mark
Este tipo de logotipo faz uso do nome da marca junto com um símbolo ou ícone para representá-la. Um exemplo interessante é o logotipo da Amazon, que além do nome, traz uma seta amarela que vai da letra “A” até a letra “Z”, simbolizando que a empresa vende de tudo, além de a seta representar um sorriso, o que transmite a ideia de que a empresa é feliz em entregar ao consumidor qualquer coisa, em qualquer lugar.
Esse estilo é excelente para quem necessita de flexibilidade, uma vez que os elementos podem ser utilizados separadamente. Dependendo da peça de comunicação, o ícone pode representar melhor a mensagem da marca.
Emblema
Semelhante ao Combination Mark, porém o nome da empresa não pode ser separado do símbolo ou ícone gráfico. Eles são um único elemento, veja o exemplo do logotipo da Ford:
Os emblemas são usados para aumentar os sentimentos dos consumidores quanto à qualidade, confiança e longevidade da marca.
O objetivo aqui foi mostrar a importância do logotipo para uma empresa, alguns exemplos e suas aplicações, através do detalhamento de alguns tipos.
Nós, da Debaro, acreditamos que a identidade de marca é muito mais do que um nome e um logotipo. Uma identidade de marca bem construída comunica efetivamente a personalidade de uma empresa e o valor do seu produto.