Neste post vamos continuar a falar sobre como o Marketing deve acompanhar as mudanças que o novo coronavírus vem provocando na vida das pessoas em todo o mundo. Confira a seguir.
Maior conexão digital
Durante a pandemia, a tecnologia vem sendo utilizada para conectar as pessoas e reduzir os efeitos do distanciamento social. As reuniões em vídeo, os shows ao vivo nas casas de artistas, as aulas remotas – descobrimos novas formas de interação que podem ser muito úteis. Os eventos on-line constituem uma tendência que continuará após a pandemia; da mesma forma, as empresas devem continuar se esforçando para manter o contato com seus clientes on-line.
Maior importância do comércio local
Essa pandemia abriu os olhos dos consumidores para o comércio próximo à sua casa. Eles passaram a dar preferência a esses estabelecimentos, uma vez que foram estes que estiveram perto deles em um momento de dificuldade.
Empatia e a priorização da experiência do cliente
Empatia e a priorização da experiência do cliente ajudarão as marcas a se destacarem, além de contribuir na construção de um relacionamento cada vez mais fiel com seus clientes. É o que temos visto acontecer com algumas marcas durante a pandemia – os consumidores sempre se lembrarão e serão gratos pelos esforços que elas têm feito para prestar um bom serviço. Essa tendência continuará; com o consumidor cada vez mais exigente, as marcas deverão responder com altos níveis de qualidade de serviço, sempre focadas em melhorar a experiência do cliente, e com transparência, gerando confiança e engajamento da comunidade.
Valorização de um propósito
Já era uma tendência antes da pandemia e se intensificará cada vez mais. No mundo pós-pandemia, as pessoas vão buscar aquilo que realmente importa. É o início do caminho para a construção de um lugar melhor para se viver. Para se tornarem mais relevantes, as empresas precisarão de um propósito claro, que reflita os desejos e anseios do público, além de transparência em questões envolvendo fornecimento de produto, garantia adequada de condições de trabalho, entre outras. Os consumidores cada vez mais vão valorizar empresas socialmente responsáveis, direcionando suas preferências para produtos que respeitem a sociedade e o meio ambiente. Assim, caberá à empresa fazer com que seu negócio traga um impacto positivo sobre a sociedade.
A pandemia vai passar, porém nada será como antes. As empresas terão que fazer mais do que oferecer bons produtos e serviços. É preciso aproveitar as oportunidades que a tecnologia oferece, de modo a fornecer melhores experiências para o consumidor. Nós aqui da Debaro podemos ajudá-lo nessa nova jornada.
Leia a parte 1: https://debaro.com.br/2020/06/08/o-marketing-pos-pandemia/