Como dissemos outras vezes neste espaço, um blog é uma valiosa ferramenta de marketing. Com mínimo esforço e gastos, uma empresa pode criar credibilidade, melhorar sua posição nos resultados dos mecanismos de pesquisa, aumentar o tráfego de seu site e promover relacionamentos com clientes. Mostramos a seguir como criar posts que cativem seu cliente.
1. Defina um público-alvo
Você não vai conseguir criar uma mensagem impactante sem conhecer seu público-alvo. Só assim os posts atenderão aos seus desejos e necessidades. Por isso, dedique tempo para definir o perfil do seu público. Algumas perguntas que você deve fazer:
- Qual é a faixa etária do seu público?
- Qual a faixa de renda?
- O que gostam de fazer em seu tempo livre?
- Que desafios enfrentam no seu dia a dia?
- Quais seus objetivos e aspirações?
- O que eles adoram?
- O que odeiam?
- Que problemas estão tentando resolver?
2. Crie um título atraente
O título do seu post pode ser sua única chance de atrair leitores; portanto, vale a pena gastar um tempo para torná-lo atraente. Algumas dicas para isso:
- coloque sua palavra-chave mais importante no seu título;
- deixe claro o que os leitores podem esperar do post;
- faça os leitores saberem porque devem ler seu post;
- insira palavras cativantes para despertar o interesse do leitor.
3. Escreva uma introdução cativante
Uma boa introdução garante ao leitor que seu post contém as informações que ele está procurando. A primeira frase da sua introdução deve atrair imediatamente a atenção do leitor e obrigá-lo a continuar lendo. Você pode fazer isso compartilhando uma estatística impactante, colocando em dúvida uma crença comum ou mostrando uma pergunta instigante. Pense na emoção que você deseja gerar no leitor. Mostre ao leitor o que ele pode esperar do post.
4. Crie uma estrutura eficiente
Post eficientes respondem às perguntas dos leitores da forma mais rápida e simples possível, e seus títulos e subtítulos podem ajudar a fazer isso. Pense neles como uma continuação da ideia principal do seu post – use seus subtítulos para incluir palavras-chave e tópicos relacionados diretamente com o assunto do post.
Os subtítulos devem conter informações que os leitores estão procurando.
5. Não se estenda
Atualmente as pessoas as pessoas não têm tempo a perder. Querem que suas perguntas sejam respondidas rapidamente. E nada afugenta mais os leitores do que ver um texto enorme. Por isso, escreva o absolutamente essencial, com frases e parágrafos curtos. Use listas com marcadores para dividir o conteúdo. Fale de forma simples e clara.
Continuaremos este tema em outro post.
E aí? Quer criar posts que cativem seu público-alvo? Nós aqui da Debaro podemos ajudá-lo. Fale com a gente