Para obter sucesso no marketing de mídia social é fundamental ter uma estratégia. Afinal postar em redes sociais sem entender quais são seus objetivos, quem é seu público-alvo e o que ele quer é como colocar um barco no oceano sem direção: dificilmente você conseguirá chegar a algum lugar. Veja abaixo uma maneira simples de criar uma estratégia de marketing de mídia social.
- Alinhe as metas de negócio às estratégias de mídia social
Essa é a primeira pergunta a ser respondida: “por que sua empresa que estar nas mídias sociais?”. Os objetivos mais comumente procurados são: divulgar produtos e serviços, direcionar tráfego para o site, aumentar o reconhecimento da marca e gerar novos leads.
- Conheça o seu público
O próximo ponto a considerar é o seu público-alvo. Provavelmente, se você está no mercado há algum tempo já conhece o seu público-alvo, mas aqui é um ótimo exercício para construir personas de marketing, que é algo fundamental em uma estratégia de marketing nas mídias sociais. Com as ferramentas de pesquisas adequadas, você irá identificar aspectos mais detalhados do perfil e comportamento do público que deseja impactar com suas ações de marketing nas mídias sociais. Tipo de conteúdo, data e horário de publicações, filtros de segmentações e a plataforma a ser utilizada são algumas das informações que você vai obter ao definir a persona.
- Defina o que vai compartilhar
A próxima etapa é trabalhar os temas que deseja compartilhar com seu público. Aqui é fundamental ter uma boa compreensão do seu público-alvo. Uma dica é analisar suas personas de marketing e considerar as seguintes questões: que objetivos e desafios elas têm e como você pode ajudar a resolvê-los?
- Defina onde você vai compartilhar
O próximo passo é determinar em quais plataformas de mídia social sua marca deve estar. Embora existam diversas mídias sociais, é importante que você compreenda seu público, seu negócio e seus objetivos para conseguir definir qual será a mais relevante para focar seus esforços.
- Defina quando você vai compartilhar
Para decidir em qual horário do dia e dias da semana você vai postar, considere o comportamento do seu público-alvo, observando quando eles costumam usar as mídias sociais para encontrar o tipo de conteúdo que deseja compartilhar.
- Crie um plano de métricas e acompanhe
Métricas vão ajudar a monitorar se os objetivos traçados inicialmente estão sendo alcançados, permitindo identificar a necessidade de alguma alteração ou otimização da estratégia. Alguns exemplos de métricas que você precisa acompanhar para garantir o sucesso da sua estratégia de marketing nas mídias socais são: alcance, tráfego, engajamento, crescimento do canal, etc.
Como se vê, para aumentar as chances de sucesso de sua campanha de marketing de mídia social, você precisa definir uma estratégia. Nós aqui da Debaro podemos ajudá-lo. Fale com a gente!