O Google Analytics é um serviço gratuito oferecido pelo Google, que permite a você acompanhar e analisar o desempenho do seu site, loja virtual, aplicativo ou blog. Através do Google Analytics, você pode acessar diversos dados e relatórios sobre o tráfego do site e o comportamento de seus visitantes, como, por exemplo:
- Como os usuários chegam ao seu site.
- Como esses usuários interagem com o conteúdo do seu site.
- As características do público do seu site.
- Quantos visitantes do seu site convertem.
O Google usa um código JavaScript simples para coletar todos esses dados, que é instalado quando você configura o Google Analytics no seu site. Os dados coletados são apresentados em forma de relatórios-padrão, mas você também pode criar relatórios personalizados.
O Google Analytics pode ser utilizado de várias maneiras por uma empresa. Veja alguns exemplos:
- Adaptar melhor os esforços de marketing
Através dos relatórios disponibilizados, você consegue visualizar uma série de informações importantes, como: Quanto tráfego é direcionado ao seu site por diferentes canais de marketing? Quais sites encaminham mais visitantes? Onde estão localizados os visitantes do seu site? Qual é a taxa de conversão de visitantes de diferentes canais? Com base nessas informações, você poderá adaptar melhor os seus esforços de marketing.
- Melhorar o desempenho do site
Os relatórios do Google Analytics fornecem informações sobre o seu site e as pessoas que o utilizam, como, por exemplo: Quais das minhas páginas recebem mais tráfego? Por que página os visitantes deixam o site? Qual é o tempo de carregamento das páginas? Em qual dispositivo o tempo de carregamento é maior? Essas informações certamente vão ajudar a melhorar o desempenho do seu site.
- Para ajudar seu SEO
Quanto tráfego de pesquisa seu site está recebendo? Qual das suas páginas de destino recebe mais tráfego? Quais mecanismos de pesquisa estão enviando mais tráfego? Qual é a taxa de rejeição do seu site para visitantes de diferentes origens? Essas são algumas informações valiosas que o Google Analytics disponibiliza e que são úteis para você aperfeiçoar os seus esforços de SEO.
Como pode ser visto, o Google Analytics é uma ferramenta que fornece muitas informações, e é um forte aliado nas estratégias de marketing digital, podendo levar as empresas a alcançarem bons resultados.
E aí, você está pronto para começar a captar e utilizar dados a seu favor e da sua empresa? Nós aqui da Debaro podemos ajudá-lo. Fale com a gente!