Sites são vítimas de tentativas de invasão a todo momento. As ameaças mais comuns são:
- Spam
Spams em forma de comentário são extremamente comuns. Os bots invadem a seção de comentários do site e inserem links para outro site. Esses links podem capturar dados sensíveis, numa estratégia chamada de phishing. Além disso, os rastreadores do Google podem detectar URLs maliciosas, penalizando seu site por hospedar spam.
- Malware
Malware é um termo amplo usado para classificar todo tipo de software malicioso desenvolvido com a finalidade de causar danos ou qualquer tipo de prejuízo ao usuário, como roubo de dados, interceptação de informações, sequestro de dados para resgate, bombardeio de anúncios, danos físicos ao sistema, corrupção de dados, etc. Com o malware, você e os visitantes do seu site estão em risco, pois alguém visitando seu site pode clicar em um link que baixa um arquivo malicioso em seu computador ou celular.
- Ataques DDoS
Em um ataque de DDoS (negação distribuída de serviço), um invasor sobrecarrega seu alvo com tráfego de internet indesejado. Ataques DDoS podem travar completamente o site ou deixá-lo muito lento, inviabilizando o acesso aos visitantes.
Não há uma forma de garantir que seu site esteja totalmente livre de ataques, mas existem alguns métodos preventivos que reduzem sua vulnerabilidade. Veja algumas dicas que podem ajudar a manter o seu site seguro.
- Mantenha softwares e plugins atualizados
Atualizações são vitais para a saúde e segurança do seu site, pois geralmente contêm aprimoramentos de segurança. Os hackers sempre estão procurando maneiras de tirar proveito de suas vulnerabilidades, e muitos ataques cibernéticos são automatizados, ou seja, os criminosos usam bots para procurar sites com segurança deficiente. Caso utilize um CMS (do inglês Content Management System ‒ sistema de gestão de conteúdo), como o WordPress, mantenha sua versão mais recente, incluindo plugins; isso certamente ajudará a afastar os hackers do seu site.
- Adicione o certificado SSL
O certificado SSL (Secure Sockets Layer) é um protocolo de segurança que protege as comunicações realizadas por meio da internet. Ele cria um canal criptografado entre um servidor e o navegador web do usuário, garantindo que todos os dados transmitidos sejam sigilosos e seguros, impedindo que hackers e softwares maliciosos leiam ou modifiquem qualquer informação transferida, incluindo dados sensíveis como número de cartão de crédito e documentos. Os usuários da internet podem reconhecer que um site é seguro ao verem um cadeado ao lado da URL. Isso é reconfortante para as pessoas que visitam seu site, uma vez que mostra aos visitantes que podem enviar e receber informações ao servidor de forma segura, pois elas estarão criptografadas para que não possam ser acessadas por hackers. Além disso o Google favorece sites com certificados SSL no posicionamento das buscas.
- Utilize senhas fortes
Diferentes aplicações exigem senhas e muita gente acaba usando a mesma senha para lembrar suas informações de login. Mas este é um grande erro que pode comprometer a segurança. Crie uma senha exclusiva para cada nova solicitação de login, com pelo menos doze caracteres; combine letras, números e símbolos, alterne maiúsculas e minúsculas; e evite usar qualquer informação pessoal. Altere suas senhas regularmente e nunca as compartilhe com outras pessoas.
- Altere suas configurações-padrão do CMS
As configurações padrão do CMS devem ser alteradas, pois grande parte dos ataques feitos por bots focam sites que não as modificam. Depois de instalar seu CMS, certifique-se de alterar as configurações-padrão, como permissões de comentários, controles de usuários, visibilidade das informações e permissões de arquivo.
- Faça backup do seu site
Uma boa solução de backup é fundamental para manter a segurança do seu site. Se ocorrer algum incidente e seu site for comprometido, você conseguirá recuperá-lo através do backup.
- Escolha uma empresa de hospedagem segura
Certifique-se de que a empresa responsável pela hospedagem do seu site dedica-se a mantê-lo seguro e a fornecer um suporte contínuo.
Como se vê, não é tão fácil manter o seu site seguro. Nós aqui da Debaro podemos ajudá-lo. Fale com a gente!