O marketing de conteúdo pode ser utilizado de duas maneiras muito poderosas no comércio eletrônico: para melhorar a taxa de conversão e para atrair visitantes por meio da otimização de pesquisas. Podemos explicar o poder da escrita de conteúdo para e-commerce com um simples exemplo.
Você vai viajar para a praia e descobre que precisa de um chinelo. Imediatamente, você acessa o Google, digita “melhores chinelos para praia”, clica no botão de pesquisa e os resultados aparecem. Então, você restringe a sua pesquisa ao preço que gostaria de pagar “melhores chinelos para praia até R$ 100,00”. Tudo o que resta é você selecionar o chinelo que deseja através das informações que lhe foram disponibilizadas. Essa analogia mostra como o Google conecta você facilmente a um site que possui o conteúdo que você precisa. Além disso, estudos apontam que mais de 80% das pessoas que compram on-line pesquisam o produto antes de efetuar a compra.
Mas, para que tudo isso funcione, o conteúdo do site deve ser bem estruturado e reunir informações suficientes para manter envolvido o potencial comprador. Veja algumas dicas para escrever um bom conteúdo para e-commerce:
- Foco no seu público
As técnicas de SEO são importantes para ajudá-lo na classificação nos mecanismos de pesquisa; no entanto, você não deve esquecer que está criando conteúdo para seres humanos. Veja algumas diretrizes para garantir que seu conteúdo seja fiel ao seu público:
- Tenha consciência de que o consumidor deve estar em primeiro lugar, não a sua marca.
- Forneça conselhos úteis sobre como usar seus produtos.
- Cuidado com o marketing de causa. Só se envolva se sua campanha verdadeiramente ajudar a causa escolhida.
- Avalie regularmente a eficácia do conteúdo e faça as alterações necessárias no que não está funcionando.
- Adicione comentários ao conteúdo
Depoimentos são importantes e ajudam clientes em potencial a decidir comprar seus produtos mais rapidamente. Adicione comentários ao conteúdo que você escreve, pois quando clientes veem comentários positivos e histórias de sucesso, isso lhes dá uma boa sensação sobre seu produto.
- Otimize o tamanho do seu conteúdo
Uma boa redação de conteúdo para comércio eletrônico deve fornecer aos seus leitores informações detalhadas sobre o produto. Embora muitas pessoas possam pensar que conteúdos mais longos, com muitas palavras-chave e frases, sejam preferíveis, isso não significa que eles terão uma melhor classificação nos mecanismos de busca, uma vez que o que importa é a qualidade; ou seja, quanto mais informativa e bem elaborada sua postagem, melhor será a sua classificação nas pesquisas. Limitar suas frases a um número adequado de palavras ajudará seu conteúdo a ter um desempenho superior. Quanto mais diretas forem as suas postagens, mais fácil será para o seu público-alvo encontrá-las.
E aí? Pronto para produzir conteúdo para seu e-commerce? Nós aqui da Debaro podemos ajudá-lo. Fale com a gente.