Muito se fala de branding em Marketing. Mas o que esse termo significa? Branding é o processo de dar significado a uma organização ou empresa, criando uma imagem, uma marca, na mente dos consumidores. Trata-se de uma estratégia concebida pelas organizações para ajudar as pessoas a identificar e experimentar suas marcas, dando-lhes motivos para escolher seus produtos e serviços.
Ou seja, essa estratégia tem o poder de influenciar a visão que o público tem sobre uma empresa. Conheça algumas dicas de sucesso:
Branding é muito mais que a identidade visual
Construir uma marca é um trabalho árduo, e vai muito além de um logotipo bonito ou um anúncio bem colocado. Sua marca é definida pela percepção geral do cliente sobre o seu negócio e, no mercado atual, uma marca de sucesso deve ser consistente em comunicação e experiência em todas as suas ações. Na prática, isso significa que criar a sua identidade visual não basta para construir uma marca forte, embora seja essencial; você precisa pensar também em como sua empresa quer ser vista e lembrada e como consolidar esse posicionamento.
Personalidade é a força da marca
A marca possui propósito, personalidade e valores, assumindo características humanas. Se a marca se torna um indivíduo, ela também é única. É pela força da sua personalidade, dos seus valores e das suas relações com o público que a marca conquista um espaço relevante e diferenciado na mente do consumidor.
Marcas dever ter compromisso
Empresas que querem se comunicar precisam demostrar humanidade; por isso, o propósito da marca deve estar relacionado a uma transformação positiva para o mundo. Mas esse compromisso tem que ser autêntico e coerente com todos os processos da companhia; só assim o consumidor irá se identificar com ela.
A conexão emocional tem mais peso que o produto ou serviço oferecido
Na era da experiência, é fundamental considerar as conexões que a sua marca construirá com os seus consumidores. Apesar do lado racional ter impactos diretos no momento da decisão da compra, são as emoções que geram os vínculos mais poderosos.
Um bom caminho é se apresentar por meio de contextos humanos, utilizando depoimentos e histórias reais de clientes, bem como incertezas e preocupações que abram espaço para reflexão. Isso faz com que o consumidor se identifique com a empresa, pois percebe que ela dá atenção a pessoas com dilemas e necessidades semelhantes aos seus.
O poder está na comunidade
Os consumidores participam na construção da imagem de uma marca. Estão o tempo todo nas redes sociais relatando suas experiências, falando mal do atendimento e cobrando respostas das empresas. Portanto, é fundamental nutrir um bom relacionamento com os clientes, engajando-se profundamente com eles e construindo uma comunidade em torno da marca. As comunidades são hoje as grandes precursoras da cultura da marca e, quando fortes, tornam-se promotoras e defensoras da marca.
São as experiências que constroem a imagem da marca
A experiência do cliente é a impressão obtida pelo consumidor em relação a sua empresa após qualquer contato estabelecido, seja através de um atendimento na loja ou por telefone, ou por meio do site, redes sociais ou chat on-line. É importante garantir que as interações que o cliente terá com a marca estejam de acordo com a estratégia de branding.
É preciso criar uma jornada contínua do consumidor ao longo de cada ponto de contato do ciclo de venda para garantir que sua marca deixe uma ótima impressão. A experiência do cliente é o aspecto mais importante da estratégia de branding porque, se não for prazerosa, provavelmente ele nunca voltará e nem propagará a imagem que você quer construir.
E aí? Gostou das dicas? Preparado para construir uma marca de sucesso? Nós aqui da Debaro podemos ajudá-lo. Fale com gente!