Temos observado que, com a evolução das redes sociais, cada vez mais empresas estão questionando porque ter um site. Respostas como “meu negócio é local e não utilizo a internet para vender”, ou “minha empresa é muito pequena”, ou ainda “já tenho páginas no Facebook e Instagram”, são utilizadas com frequência como justificativas para afirmarem que não necessitam de um site para o seu negócio. Mas a verdade é que toda empresa deve ter um site próprio, pois ele traz enormes benefícios. Continue lendo e entenda a importância de um site para o seu negócio.
Mas afinal, por que ter um site?
- Para ser encontrado
Hoje em dia, quando alguém quer ter informações sobre algum produto ou serviço, é muito provável que sua primeira fonte de consulta seja uma pesquisa em um buscador na internet. Se você não estiver na internet, certamente seus concorrentes estarão.
- Para conquistar autoridade no mercado
Ter uma página na internet se tornou indispensável para empresas de qualquer porte. Um site possibilita a divulgação de seus produtos e serviços, apresentando seus diferenciais. Ele fortalece a marca, dando à empresa uma imagem profissional e confiável. Ele é o primeiro contato com o cliente e deve ser considerado como um cartão de visitas virtual.
- Para aumentar a visibilidade de sua marca e expandir os negócios
Através de links e anúncios em revistas especializadas no ramo de atuação da empresa, newsletters, chat, blog, e-book, podcasts, você pode atrair mais visitantes para o seu site e transformá-los em clientes. Também pode-se agregar ao site ferramentas que permitem monitoramento do volume de visitas e as regiões geográficas de onde elas se originaram, as páginas do site em que os visitantes permaneceram por mais tempo, e outras informações que constituem um ótimo meio de conhecer melhor o cliente.
- Para gerar relacionamento com seu público
Há várias maneiras de manter um relacionamento com o seu público através do site: publicação de posts no blog, materiais informativos sobre os produtos ou serviços, responder aos comentários das pessoas em post no blog, utilizar o chat para atender os clientes em tempo real, criar uma central de relacionamento com respostas a dúvidas frequentes, entre outros.
- Para aumentar as vendas
Uma boa apresentação dos produtos no site é muito importante para uma empresa, pois mostra ao visitante os itens que comercializa. Ao possibilitar que o site seja encontrado nas pesquisas na web a partir das informações dos produtos, torna mais eficaz a captura de novos clientes. Solicitar um orçamento referente a um ou mais produtos selecionados ou mesmo efetuar a compra são funcionalidades especificas do site que ajudam a aumentar as vendas.
As redes sociais são ótimas ferramentas a serem utilizadas como parte da estratégia digital, mas elas sozinhas não bastam para se comunicar com seus clientes. O site é o seu canal próprio de comunicação, em que você pode divulgar seus produtos, promoções, missão, valores, conteúdos institucionais, e é o principal meio para o desenvolvimento de qualquer estratégia de marketing digital. Nesse sentido, as redes sociais, com a publicação de conteúdo inteligente e relevante, mostrando seus produtos e serviços, servem de apoio para o seu site, aumentando o seu tráfego e fidelizando os clientes.
Por tudo isso, um site é tão importante para os negócios da sua empresa. Na verdade, trata-se de um projeto estratégico. Justamente por isso, é importante contar com uma assessoria especializada que lhe ajudará a criar um site profissional e competitivo, que posicione bem a sua marca, ajudando a captar novos clientes e a fazer prosperar os seus negócios. Nós aqui da Debaro, podemos ajudar!