No post anterior mostramos a importância de um site para os seus negócios, mas não basta querer um site e sair desenvolvendo. Um site precisa ser planejado para atingir os objetivos da empresa.
Um site é uma ótima vitrine para os negócios; justamente por isso o seu desenvolvimento precisa ser muito bem planejado para expressar de maneira adequada e profissional as informações úteis para o público-alvo. Continue lendo e conheça as principais estratégias para criar um site de sucesso para o seu negócio.
- Design responsivo
Vivemos em uma sociedade multitela. Por isso, é importante garantir uma perfeita visualização do conteúdo em qualquer meio utilizado para acessar o site. Sites responsivos são aqueles que se adaptam ao tamanho das telas em que são exibidos (celulares, desktops, notebooks, tablets). Para o Google, desde 2015, a compatibilidade com dispositivos móveis é um fator de classificação em seus algoritmos de pesquisa. Isso significa que sites não responsivos possivelmente perdem posição nos resultados das buscas, pois não oferecem boa experiência aos usuários de dispositivos móveis.
- Velocidade de carregamento do site
O tempo necessário para que uma página da internet seja completamente exibida em um dispositivo móvel ou em desktop também é um importante fator de ranqueamento no Google, pois páginas mais rápidas propiciam uma melhor experiência ao usuário. Além disso, a lentidão no carregamento da página traz consequências negativas para o seu negócio, pois, quando isso acontece, o usuário volta para o buscador e clica no site do concorrente para não ficar sem a informação que deseja ou não deixar de comprar o que precisa.
- Otimização para os mecanismos de busca
Para que seu site seja encontrado facilmente, é necessário que ele esteja otimizado para os mecanismos de busca. O SEO (do inglês Search Engine Optimization – Otimização de Mecanismo de Busca) é um conjunto de técnicas que visa posicionar uma página nos primeiros resultados da busca. Se feito corretamente, colocará sua marca no topo dos resultados de pesquisas. Apesar de trabalhoso e de os resultados aparecerem a longo prazo, é o caminho certo para aumentar as vendas do seu negócio de forma sustentável.
- Conteúdos relevantes
Um site deve fornecer conteúdo relevante para seus usuários, o que significa entender o seu público-alvo e como pode contribuir para atender às suas necessidades. Isso pode ser feito de diversas formas, na área institucional, em serviços e produtos, ou via blog, newsletters, e-books, infográficos, podcasts, entre outros. Estes materiais contribuem para a construção da reputação e visibilidade da empresa.
- Boa experiência para os usuários
Um site deve ter um design agradável, coerente com a identidade visual da empresa; além disso, deve oferecer uma boa experiência de navegação, com menus intuitivos, conteúdo úteis e atualizados.
- Segurança
Um item de segurança fundamental para um site, é o certificado SSL (Secure Socket Layer), identificado por aquele pequeno cadeado que aparece na barra de endereço do navegador. Trata-se de um protocolo de segurança que protege as comunicações realizadas por meio da internet. Ele cria um canal criptografado entre um servidor web e um computador a ele conectado para garantir que todos os dados transmitidos sejam sigilosos e seguros, impedindo que softwares maliciosos leiam ou modifiquem qualquer informação transferida, incluindo dados sensíveis, como números de cartão de crédito e documentos. Ao utilizar esse recurso, a empresa fortalece sua reputação. Além disso, ele oferece benefícios práticos, pois o Google favorece sites com certificado SSL no posicionamento das buscas.
Como se vê, não é tão fácil quanto parece criar um site profissional e competitivo. Nós aqui da Debaro podemos ajudá-lo. Fale com a gente acessando nosso site Debaro.com.br ou pelo WhatsApp (11) 94073-8580!