Inspirado pelo g1, que recentemente mudou o logotipo para comemorar o seu aniversário de 15 anos, vamos mostrar neste post a importância de renovar sua marca.
O ambiente de marketing está sempre mudando, os consumidores desenvolvem novas preferências, concorrentes surgem e a competição cresce. Então, as marcas precisam reagir a essas mudanças para continuarem relevantes. Mesmo as mais bem-sucedidas não podem permanecer estáticas; elas precisam se manter atualizadas para serem lembradas. Nesse sentido, a revitalização da marca é necessária para todos os negócios e não é útil apenas quando sofre quedas nas vendas ou perde participação no mercado.
Veja abaixo alguns pontos que podem convencê-lo sobre a importância de renovar a sua marca.
- Focar novamente em seu negócio principal
Um dos motivos mais importantes para reexaminar sua marca, principalmente nos períodos de sucesso, deve-se ao fato de que a empresa provavelmente cresceu ao longo do tempo. Talvez tenha criado novos produtos, ou mudado o foco para um novo público-alvo, ou até mesmo modificado sua estratégia de mercado. Quando essas mudanças acontecem, há uma chance de que a marca não reflita mais o que sua empresa tem a oferecer. Nesse contexto, atualizar os esforços de branding para mostrar com mais precisão o que a marca representa pode ajudar a empresa a atingir seus objetivos.
- Reconectar-se com os clientes
Conforme a empresa cresce e muda, podem ocorrer divergências entre o que você deseja que a marca represente e o que ela realmente traz à mente de seus clientes. E pior, se seus clientes não entendem do que se trata sua marca, eles terão dificuldade para reconhecer seus produtos e serviços. Uma marca que corresponde às mensagens que a empresa transmite pode ajudar no reconhecimento, na confiança e na fidelidade do cliente.
- Manter-se relevante
Renovar sua marca é essencial para permanecer relevante em um ambiente de marketing em constante mudança. A marca deve mostrar que entende seus clientes e deseja se conectar com eles, além de simplesmente fornecer-lhes um produto ou serviço. Quando uma marca deixa de ser relevante, os clientes podem passar a acreditar que ela não os compreende mais e optar por comprar de um concorrente.
- Destacar-se da competição
Examinar o que torna sua marca única e especial pode lhe dar um diferencial em relação à concorrência. Renovar sua marca com esse novo posicionamento o ajudará a se destacar e a manter sua posição no mercado.
- Gerar entusiasmo
A renovação de uma marca pode ser uma maneira poderosa de fazer renascer uma paixão por ela, dentro e fora da empresa. Tanto os clientes fiéis quanto a sua equipe ficam entusiasmados com os esforços de reformulação da marca, pois isso geralmente significa que coisas novas e interessantes podem vir a ocorrer.
- Aumentar as vendas
O aumento de exposição devido ao esforço de reformulação da marca pode trazer novos clientes e lembrar seus produtos e serviços aos existentes. Além disso, uma vez renovada, existe uma maior probabilidade de os clientes perceberem que sua marca oferece maior valor do que as outras, o que lhe permite cobrar preços diferenciados. Outro ponto importante é que, ao renovar sua marca, a empresa mostra preocupação com o negócio e com o futuro; isso ajuda atrair novos funcionários, aumenta o engajamento da equipe e pode levar a uma redução de custo e crescimento da produtividade.
A todo instante, mudanças no comportamento do consumidor ocorrem a uma velocidade surpreendente. Assim, nada mais normal que sua marca acompanhar essa evolução. Mas cuidado! A renovação da marca não se reduz a apenas modificar uma cor ou uma fonte; do mesmo modo, também não é necessário jogar fora todo o design e começar do zero. Grandes empresas já passaram por essa transição sem mudar sua essência.
E aí? Pronto para renovar a sua marca? Nós aqui da Debaro podemos ajudá-lo. Fale com a gente!