Pesquisa realizada pela Ebit/Nielsen mostrou que as vendas no comércio eletrônico devem crescer 26% e o faturamento atingir R$ 110 bilhões em 2021. De acordo com o estudo, o desempenho das vendas pela internet será impulsionado pelo crescimento do número de consumidores, a consolidação dos e-commerce locais, o fortalecimento dos marketplaces e a logística mais ágil. Os números são promissores e os benefícios do e-commerce são muitos, mas é preciso estar preparado para os desafios e oportunidades deste modelo de negócio. Por isso preparamos algumas dicas que são essenciais para o sucesso do seu e-commerce.
- Defina os canais de vendas de forma estratégica
Qual é o melhor canal de vendas, a loja virtual própria ou o marketplace? Parece uma decisão difícil, mas a verdade é que podemos optar por trabalhar em ambos canais, um ajudando o outro. Tanto o marketplace quanto a loja própria possuem suas vantagens e desvantagens.
Os marketplaces funcionam como grandes shoppings da internet, com grande fluxo de consumidores, além de oferecerem a segurança provida pela plataforma e a garantia que as compras serão entregues. É uma boa estratégia inicial para aumentar o volume de vendas, uma vez que não há investimentos em marketing nem em segurança. Porém, o marketplace é uma péssima estratégia para quem quer fidelizar o consumidor, pois são milhares de lojas e produtos em um só lugar. O consumidor não irá buscar por marcas, mas sim pela melhor condição que o atende, o que pode ser desvantagem para lojas iniciantes que não tenham tanto poder de barganha quanto as lojas maiores.
Já a loja virtual própria possui uma maior autonomia para definir algumas questões como design e métodos de pagamento, além de poder oferecer produtos exclusivos no e-commerce. Em contrapartida, terá que se preocupar com investimentos em marketing e segurança.
O marketplace é ótimo para comercializar produtos de grande volume, mais comuns e com alta demanda de mercado. Já a loja virtual própria pode oferecer produtos personalizados, além de oferecer uma experiência de compra diferente e mais próxima com seu consumidor.
Depender apenas de um marketplace é uma estratégia perigosa, pois as vendas podem despencar, caso ocorram mudanças nas regras da plataforma. Por outro lado, não estar presente em um marketplace pode levar o lojista a perder vendas significativas.
Como pode ser visto, é possível utilizar de forma estratégica ambos os canais, utilizando o marketplace para ganhar volume de vendas e o e-commerce próprio para garantir a fidelização e um público mais focado.
- Invista na divulgação de sua marca, produtos e serviços
Para garantir o sucesso do seu e-commerce é fundamental investir em ações de marketing. O segredo para obter resultados com as estratégias de marketing é um bom planejamento. Comece definindo os objetivos – é claro que aumentar a visibilidade e o índice de vendas fazem parte dos objetivos de um e-commerce. Também é fundamental conhecer bem o seu público-alvo para direcionar as ações de forma assertiva, evitando perda de tempo e dinheiro. A mensuração de resultados também é outro ponto de extrema importância, pois através dela você poderá avaliar quais ações estão sendo bem-sucedidas e quais precisam ser reavaliadas para que os objetivos sejam atingidos.
Também não podemos esquecer a concorrência, pois conhecer os pontos fracos e fortes dos concorrentes é o que levará o seu e-commerce a se diferenciar no mercado.
Existem diversas formas de promover o seu e-commerce, e cada uma deve ser utilizada de acordo com a estratégia definida:
- Um blog com conteúdos relevantes, que falam a respeito do produto ou que resolvam alguma dor do consumidor-alvo, é um passo relevante na jornada de compra do cliente, pois cria confiabilidade.
- Landing pages são extremamente importantes para converter os acessos em vendas, seja convidando o consumidor que visita a página a se cadastrar para receber um conteúdo especial ou uma promoção, seja fornecendo informações necessárias para que ele deseje o produto de modo a executar uma ação que o leve de forma fácil e segura a finalizar a compra.
- O e-mail marketing é sem dúvida uma das melhores ferramentas para manter a comunicação com o cliente. Por meio dele é possível enviar promoções e campanhas que atraiam a atenção dos consumidores para o seu e-commerce.
- Anúncios no Google Ads ajudam a colocar o seu site, produtos ou serviços no topo dos resultados de pesquisas, alcançando pessoas altamente interessadas em seu negócio. O Google Shopping também oferece vantagens aos anunciantes, que podem promover seus produtos e sua loja, trazendo clientes interessados em finalizar uma compra.
- As redes sociais oferecem ao consumidor uma forma fácil, segura e interativa de compra; por isso, é importante você estar presente nelas. Mas, cuidado, você não precisa estar em todas elas para vender mais. A escolha deve ser feita de forma estratégica, levando em consideração a capacidade da sua equipe, o comportamento do público, o posicionamento da sua marca e seus objetivos.
- Fidelize o cliente oferecendo boa experiência
Para voltar a visitar a sua loja, o cliente precisa sair satisfeito. Além disso, é preciso promover melhorias continuas para encantá-lo. Por isso, avalie constantemente o seu site, o atendimento, o serviço de entrega, a qualidade dos produtos oferecidos. Monitore suas redes sociais, interaja com seu cliente.
E aí? Pronto para criar o seu e-commerce? Nós aqui da Debaro podemos ajudá-lo. Fale com a gente!