A versão anterior do Google Analytics, conhecida como Universal Analytics, deixará de processar dados em 2023 e será substituída pela nova versão, o Google Analytics 4 (GA4).
O GA4 é uma resposta às mudanças exigidas pelo mercado. Ele faz a coleta dos dados com base em eventos, que são todas as interações que o usuário executa na plataforma que está acessando, como, por exemplo, movimentar a barra de rolagem na página, clicar em algum item do menu ou realizar uma pesquisa.
Além de permitir a coleta de dados em diferentes plataformas, essa nova versão oferece algumas métricas exclusivas que podem ajudar a entender melhor o comportamento do usuário:
Sessão engajada
Uma sessão engajada é registrada quando o usuário passou dez segundos ou mais no site/aplicativo ou visualizou duas ou mais telas/páginas ou, ainda, realizou um evento de conversão.
Tempo médio de engajamento por sessão
O tempo médio de engajamento por sessão é o tempo médio em que o aplicativo ou site ficou em primeiro plano no navegador ou celular do usuário durante cada sessão.
Taxa de engajamento
A taxa de engajamento é a proporção de sessões engajadas em relação ao total de sessões. Por exemplo, se você tivesse 1.000 sessões no total e 100 delas fossem qualificadas como sessões engajadas, a taxa de engajamento seria 10%.
As novas métricas citadas acima substituem algumas que não estão mais disponíveis no GA4, incluindo o tempo médio na página e a taxa de rejeição (a porcentagem de sessões de uma única página em que não foram registradas interações com a página). Isso porque o Universal Analytics baseia-se na coleta de dados sobre sessões e visualizações de página, já no GA4, o modelo processa informações sobre eventos.
O GA4 traz uma série de mudanças que vão ajudar a melhorar o desempenho do marketing:
- O modelo baseado em eventos rastreia informações mais úteis. Isso significa que você pode dizer ao Google exatamente o que deseja rastrear, ou seja, quais informações são importantes para o seu negócio.
- Coleta de dados em multiplataforma, centrada nos usuários. Permite fazer análises mais aprofundadas sobre o comportamento dos usuários e o desempenho dos seus canais.
- Baseia-se em machine learning (aprendizado de máquina) e fornece análises preditivas, em vez de relatar apenas eventos que já ocorreram. As empresas podem utilizar esse recurso para fazer previsões, descobrir novos públicos, etc.
E aí? Já instalou e configurou o Google Analytics 4 para monitorar os dados do seu site? Nós aqui da Debaro podemos ajudá-lo. Fale com a gente.