O certificado SSL (ou Secure Socket Layer) é uma tecnologia criada para trazer mais segurança na troca de informações entre um visitante e o servidor que hospeda o site. Fundamental para garantir experiências seguras aos usuários e, ao mesmo tempo, proteger os dados da sua empresa, o uso de certificado SSL é um elemento importante para todo tipo de estratégia digital.
Seja para realizar uma compra, baixar um arquivo ou simplesmente consumir um conteúdo digital, o usuário precisa se sentir seguro. Por isso, qualquer marca que queira oferecer experiências valiosas aos seus clientes precisa investir na segurança do site e obter um certificado SSL, que, além de proteger o público, protegerá também os próprios dados da marca contra ataques de hackers e outros tipos de ameaça.
Os internautas podem saber facilmente se um site possui ou não o certificado: basta verificar se a sigla HTTP, que aparece no início da URL, contém a letra S no final, formando HTTPS. Além disso, os sites protegidos por um certificado SSL exibem um cadeado na barra de pesquisa. Ao clicar no ícone, o usuário recebe do navegador um aviso sobre o status de segurança do site.
Se você ainda não se convenceu sobre a importância do certificado SSL para o seu site, aqui estão três benefícios fundamentais:
O SSL protege os dados
A função principal de um certificado SSL é proteger a comunicação servidor-cliente. Ao instalar o SSL, cada bit de informação é criptografado, ou seja, os dados são bloqueados e só podem ser desbloqueados pelo destinatário pretendido (navegador ou servidor). Assim, tanto o site quanto os visitantes ficam protegidos de eventuais ataques de hackers, pois, mesmo que as informações sejam capturadas por terceiros, eles não poderão entendê-las.
O SSL afirma a sua identidade
A segunda tarefa principal de um certificado SSL é fornecer autenticidade para um site. A verificação de identidade é um dos aspectos mais importantes no que diz respeito à segurança na web. Quando você deseja instalar um certificado SSL, deve passar por um processo de validação definido por um terceiro independente chamado Autoridade de Certificação (CA).
Melhora a classificação nos mecanismos de busca
O Google fez mudanças no algoritmo em 2014 para priorizar sites que possuem certificado SSL, que têm sido seu foco desde então. Isso ficou evidente em vários estudos realizados por especialistas em SEO em todo mundo, que mostram uma forte correlação entre sites com certificado SSL e classificações mais altas nos mecanismos de busca.
E aí? Você ainda não tem um certificado SSL para o seu site? Nós aqui da Debaro podemos ajudá-lo. Fale com a gente