Quando você está criando algum tipo de conteúdo – um anúncio, um post para o seu blog, um vídeo, uma publicação para as redes sociais – é essencial ter seu público-alvo em mente. Afinal, um público-alvo bem definido ajudará você a economizar tempo e dinheiro para que uma mensagem interessante chegue às pessoas certas.
Veja a seguir como definir seu público-alvo.
O que é um público-alvo?
No caso específico deste artigo, público-alvo é um segmento da sociedade com determinadas características semelhantes (como idade, sexo, profissão, faixa de renda, interesses, etc.), ao qual se deseja transmitir uma mensagem.
Como definir seu público-alvo
Para definir seu público-alvo, você deve responder a perguntas como:
- Qual é a faixa etária do seu público?
- Qual o gênero?
- Qual a faixa de renda?
- Onde moram?
- Em que tipo de família estão inseridos?
- Qual o grau de instrução?
- Quais as preferências políticas?
- Qual a religião?
- O que gostam de fazer em seu tempo livre?
- Que desafios enfrentam no seu dia a dia?
- Quais seus objetivos e aspirações?
- O que eles adoram?
- O que odeiam?
- Que problemas estão tentando resolver?
Saber as respostas a essas perguntas ajudará a criar mensagens que seu público-alvo considere relevantes, fazendo com que confiem em você, o que levará a mais vendas. Além disso, você economizará muito tempo e dinheiro com publicidade ao deixar de fazer marketing para pessoas que não estão interessadas no que tem a oferecer.
Como obter as informações sobre seu público-alvo
Para definir seu público-alvo, dedique tempo. Os seguintes passos devem ajudá-lo na tarefa de obter as informações de que precisa.
- Faça entrevistas com seus clientes para conhecer quem são eles e quais as suas necessidades.
- Realize pesquisas de mercado e identifique as tendências do seu setor de negócio.
- Analise os concorrentes para saber o que atrai seus clientes ou o que os distancia de possíveis clientes.
- Procure conhecer as características de seus seguidores nas redes sociais.
- Utilize o Google Analytics para conhecer quem visita seu site e saber que tipo de conteúdo o atrai.