Como qualquer outro comércio, o eletrônico precisa oferecer ao cliente uma excelente experiência para se manter competitivo e lucrativo. Quando você fornece aos clientes uma ótima experiência, eles compram novamente, são mais fiéis à sua marca e compartilham suas experiências com outras pessoas. Conheça algumas dicas para melhorar a experiência do cliente de comércio eletrônico:
Personalize a experiência de compra
Com a personalização você faz com que os clientes sintam que há uma preocupação genuína em atendê-los bem, tornando-os dispostos a compartilharem seus dados. A personalização também aumenta as compras por impulso e o gasto médio. Algumas táticas de personalização incluem:
- Exibir itens visualizados anteriormente.
- Adaptar recomendações de produtos.
- Oferecer códigos de descontos em aniversários ou datas comemorativas.
- Implementar programas de fidelidade.
- Notificar os clientes sobre carrinhos abandonados e oferecer descontos.
- Personalizar páginas de destino.
Foco no atendimento ao cliente
Os chats (bate-papos ao vivo) e os chatbots (ferramentas que conversam com o cliente em linguagem natural) são ferramentas de atendimento usadas no comércio eletrônico.
Você também deve fornecer informações de autoatendimento sobre seus produtos, serviços e empresa para os seus clientes. Isso pode ser feito através de perguntas frequentes, artigos, guias de instruções, redes sociais, etc. Dessa forma, os clientes poderão resolver problemas e encontrar as informações que precisam sem entrar em contato com sua área de suporte.
Mas, independentemente disso, treine seus agentes de atendimento e garanta que tenham acesso às informações necessárias para ajudar os clientes em suas dúvidas. Os chatbots e as informações de autoatendimento não os substituem.
Seja flexível com suas opções de atendimento, muitas pessoas ainda preferem entrar em contato via telefone ou e-mail. Além disso, quando os clientes querem falar, eles esperam ter uma conversa real, em que os agentes de atendimento entendam os problemas que enfrentam e tenham acesso às suas interações anteriores.
Garanta que o seu site e aplicativo forneça uma ótima experiência aos usuários
As falhas nos sites e em aplicativos não só afetam as vendas, como destroem a fidelidade dos clientes e afastam compradores recorrentes. Alguns consumidores deixarão de comprar se encontrarem um erro em seu site ou aplicativo, outros nunca mais retornarão. O tempo de carregamento da página também é outro problema que pode afastar os usuários do seu site.
Os clientes procuram páginas fáceis de navegar e que lhes permitam pesquisar seus produtos e encontrar exatamente o que precisam. Eles nunca devem ficar confusos enquanto estiverem no seu site ou aplicativo; as etapas para fazer uma compra devem ser claras e simples.
E aí, quer melhorar a experiência de seus clientes no seu comercio eletrônico? Nós aqui da Debaro podemos ajudá-lo. Fale com a gente