Muitas empresas já estão mapeando seus planos de marketing para 2023, de modo a maximizar seus resultados. Aqui estão algumas das tendências que afetarão o marketing neste ano.
Vídeos
Para se manterem visíveis, as empresas precisam aparecer onde seus clientes estão. TikTok e Instagram Reels tornaram-se de feeds de mídia social e não há dúvida de que este formato só vai crescer.
Procure assistir Reels e TikToks para entender a forma, o conteúdo e a atratividade. Em seguida, comece a postar conteúdo de vídeo para o seu negócio. Teste e aprenda o caminho para o sucesso nessas plataformas que estão atraindo a atenção.
Influenciadores
À medida que o consumidor é bombardeado com inúmeras mensagens, fica mais difícil para as empresas atingir seu público-alvo. Uma forma de conseguir isso é publicar conteúdo de aparência natural por meio de influenciadores. O marketing de influenciadores está em ascensão há anos e essa tendência só continuará, pois eles constroem públicos cada vez maiores.
Tendo isso em vista, avalie como incluir influenciadores no seu plano de marketing. Se não puder contratar uma celebridade com milhões de seguidores, invista em microinfluenciadores, que são promotores de mídia social com menos seguidores (normalmente, de milhares a dezenas de milhares de seguidores). Como são considerados pessoas “comuns” (em comparação às celebridades), tornaram-se mais confiáveis para públicos específicos, pois encontraram um nicho de mercado. Por isso, têm um papel importante na conversão de leads, na conexão com o público e no aumento do reconhecimento da marca.
Mídias sociais como ferramentas de atendimento ao cliente
O uso das mídias sociais como ferramentas de atendimento ao cliente é relativamente novo, mas essa tendência vem ganhando força rapidamente. Mais e mais empresas estão usando as mídias sociais para oferecer suporte ao cliente. Uma evidência disso é a oferta de comércio eletrônico por plataformas como Instagram e Facebook. Por isso, atender ao cliente nessas plataformas se tornará ainda mais relevante.
Responsabilidade social
Responsabilidade social, ética e transparência são muito importantes para os consumidores atuais. Eles procuram empresas que se alinhem a causas como, por exemplo, justiça racial, direitos LGBTQ+, desigualdade de gênero e mudança climática. Com isso, mais empresas vêm criando estratégias de mídia social orientadas para iniciativas, promoções e ofertas inclusivas, destacando as causas ou missões que apoiam. Embora essas ações possam não vender produtos imediatamente, mostram um senso de responsabilidade social que engaja seu público.
Engajamento dos colaboradores
Quando alguém publica nas redes sociais informações elogiosas sobre a empresa em que trabalha, uma imagem positiva dela é criada. Perfis de funcionários costumam ser mais eficientes para alcançar pessoas do que mensagens comerciais. Avalie a possibilidade de fazer com que seus colaboradores contribuam com seus esforços de marketing e crie um plano para engajá-los, incluindo treinamento e ferramentas motivacionais.
O LinkedIn existe há muitos anos, mas recentemente registrou crescimento e engajamento recordes. Estima-se que, em dois anos, o LinkedIn passe a representar 25% da publicidade B2B (“Business to Business”, ou seja, “de empresa para empresa”). Pense em incluir o LinkedIn em sua estratégia de marketing.
Metaverso
Metaverso é um termo abrangente que descreve uma variedade de experiências virtuais imersivas que ocorrem on-line. Trata-se de uma das tendências mais comentadas do marketing. Inúmeras marcas vêm anunciando experiências no metaverso.
Embora o metaverso ainda se encontre em um estágio inicial, comece a ter contato com ele. Procure oportunidades para a sua empresa participar e fique de olho no que fazem seus concorrentes.
Inteligência artificial
Nos últimos anos, de forma crescente, a inteligência artificial vem alimentando o marketing com dados. Algoritmos determinam quais serão as postagens nas mídias sociais, os resultados de pesquisa que você verá e até mesmo os anúncios exibidos para você. A inteligência artificial está tornando o marketing mais inteligente, conectando os consumidores aos produtos e mensagens de que precisam.
Avalie como a inteligência artificial está mudando os canais de marketing que você usa. Entenda como os algoritmos estão impactando os resultados e pense em uma estratégia de conteúdo para aproveitar isso.
Foco no marketing digital
Embora apareçam novos avanços tecnológicos a cada dia, os fundamentos do marketing digital ainda trazem os melhores resultados para a maioria das empresas. Site, SEO, e-mails, mídias sociais, anúncios digitais, gerenciamento de comunidade e gerenciamento de reputação ainda contribuirão muito para seus ganhos.
Procure obter uma vantagem competitiva em relação a seus concorrentes otimizando seus resultados nessas áreas.