O QUE VOCÊ PRECISA PARA TER UM SITE?
Parte 1
Ter uma página na internet se tornou indispensável para empresas de qualquer porte. Um site possibilita a divulgação de seus produtos e serviços, apresentando seus diferenciais. Ele fortalece a marca, dando à empresa uma imagem profissional e confiável. Além disso, pode-se agregar ao site ferramentas que permitem o monitoramento do volume de visitas e as regiões geográficas de onde elas se originaram, as páginas do site em que os visitantes permaneceram por mais tempo, e outras informações que constituem um ótimo meio de conhecer melhor o cliente.
Um site é o reflexo da empresa e deve estar de acordo com o seu perfil e objetivos. Ele é o primeiro contato com o cliente e deve ser considerado como um cartão de visitas virtual. Falhas como links quebrados, áreas em construção, erros de português ou problemas de segurança podem representar a perda de um cliente. Poucos cliques separam um visitante de outro site.
Seu conteúdo deve ser dinâmico, sendo reformulado de modo a acompanhar a evolução da empresa. Pode-se ter, por exemplo, links e anúncios em revistas online especializadas no ramo de atuação da empresa, newsletters para os clientes, contato online, blog, etc.
Hoje em dia, quando alguém quer ter informações sobre algum produto ou serviço, é muito provável que sua primeira fonte de consulta seja uma pesquisa em um buscador na internet.
Por tudo isso, um site é tão importante para os negócios da empresa. Na verdade, trata-se de um projeto estratégico. E o investimento vale a pena financeiramente, pois a receita obtida com os clientes conquistados através do site podem pagar facilmente o custo do seu desenvolvimento e manutenção.
Neste artigo e no próximo apresentamos algumas preocupações que alguém deve ter ao construir um site.
1 Registro do domínio
Domínio é o termo que serve para localizar e identificar uma empresa na internet. Ele é composto por um nome e uma extensão. Por exemplo:
nomedaempresa.com.br
nome: nomedaempresa
extensão: .com.br
O valor a ser pago para se registrar um domínio no Brasil está em torno de R$ 50,00, podendo variar para mais ou para menos de acordo com sua extensão (.com.br, .net.br, .com.br, etc.) e com o período de contratação (de um a dez anos). Domínios internacionais (.com, .net, .com, etc.) custam em torno de R$ 60,00 ao ano.
Ao final do período, o registro precisa ser renovado; caso contrário, perde-se o direito ao seu uso.
2 Contratação de uma empresa de hospedagem
A hospedagem de um site é um serviço que possibilita o armazenamento de informações e o acesso a elas online através da web.
É muito importante escolher uma boa hospedagem para que o site possa prestar seu serviço de divulgação da empresa para o mercado. Os seguintes aspectos devem ser considerados, entre outros:
- preço e forma de pagamento;
- custo de renovação do contrato;
- disponibilidade (abaixo de 99,9% é inaceitável);
- espaço disponível para os dados;
- velocidade de acesso;
- medidas de segurança e protocolos de backup do servidor;
- política de privacidade;
- quantidade de contas de e-mail permitida;
- o servidor é compartilhado ou dedicado? pode-se migrar de um para o outro?;
- responsabilidade sobre a manutenção do servidor, caso ele seja dedicado (do provedor ou do cliente?);
- tipo de suporte técnico oferecido (on-line, por telefone, por e-mail?);
- horário de atendimento do suporte técnico;
- limitações para os tipos de software que o cliente pretende instalar;
- recursos de comércio eletrônico;
- oferta de um período de avaliação gratuito;
- tempo de existência do provedor;
- fornecimento de certificado de segurança SSL.
Não é tão fácil quanto parece ter um bom site, mas estamos aqui para te ajudar. Em breve continuaremos com a parte 2!